Sessão Netflix | Abstract - A Série para os Designers



Dentre as diversas áreas do mercado de trabalho, sem dúvida uma das mais abrangentes e com uma alta disputa é o mercado visual, ainda que no Brasil ela seja vista com olhos mais preconceituosos. Muitos estudantes saem do ensino médio tendenciosos a seguir as carreiras mais clássicas, como advocacia, engenharia ou medicina, entretanto existem os aventureiros que decidem embarcar pelos balanços do rico mercado visual.

A Netflix possuí séries sobre os diversos assuntos em seu catálogo, e dentre esses assuntos é evidente que produções abrangendo o mercado visual apareçam, como é o caso da série Madmen, apesar de essa não ser uma produção original da plataforma de streaming. Entretanto no meio desse vasto catálogo existe um nome pouco procurado, é a série Abstract: The Art of Design, uma produção original da locadora vermelha, que traz um teor mais documental do que narrativo, que é dividido em oito episódios podendo ser assistido sem uma cronologia definida.

Abstract pode ser considerada uma série documental profissional, e cada episódio funciona como um documentário único, explorando cirurgicamente os detalhes das áreas existentes do mercado visual, Design Gráfico, Ilustração, Fotografia, Arquitetura e etc. Essa exploração não é feita por um teórico ou analista dessas áreas ou por um grande empreendedor que movimenta uma agência de comunicação visual, mas sim por um profissional experiente que atua dentro delas, e além das descrições desse vasto mercado, as suas experiências, perspectivas e métodos dentro do trabalho são muito bem pontuados e lúdicos.

Atualmente a série possui só uma temporada, com 8 episódios de aproximadamente 44 minutos, sendo eles nessa ordem

Ilustração

Traz o profissional Cristoph Nieman, que trabalha com ilustração para capas de revistas, apresenta os conceitos da abstração e interatividade, além de questionar a autenticidade no mercado visual no domínio da ilustração.

Design de Tenis

Conta um pouco da trajetória do profissional Tinker Hatfield e em como isso inspirou e ajudou em seus projetos para a empresa NIKE.

Cenografia

Engloba os projetos da cenógrafa Es Delvis, incluindo cenários para teatros, shows, desfiles, esculturas, óperas e um grande plus.

Arquitetura

Traz os projetos do arquiteto Bjarke Ingels, envolvendo sustentabilidade em suas produções.

Design de Automóveis

O líder global do setor de design da empresa Fiat Ralph Gilles mostra as tecnologias sustentáveis para os projetos de veículos modernos.

Design Gráfico

A icônica Paula Sher mostra os seus processos criativos para seus grandes projetos envolvendo a comunicação tipográfica.

Fotografia

O fotógrafo Platon conta sobre seus projetos de fotografia para a revista times, e sobre como captar a essência das grandes figuras poderosas atualmente, como Vladimir Putin por exemplo.

Design de Interiores

Isle Crawford demonstra a criação de espaços e objetos para estímulos dentro de locais, desde grandes hotéis, até lojas varejistas.

A série é direcionada ao público que busca trilhar um caminho dentro do mercado visual, apesar de poder ser assistida por qualquer curioso que tenha interesse neste repertório. É de se esperar que na segunda temporada mais áreas sejam abordadas, como a publicidade e propaganda, marketing e etc. Vale dizer que essa obra é muito importante para os futuros ingressantes neste mercado, e para os que já trabalham, pois, o conteúdo agrega muito para o conhecimento profissional ou da profissão, sendo um título obrigatório e indispensável você, futuro indivíduo alternativos, com roupas diferenciadas estando dentro ou não do mercado visual.