Quem nasceu na década de 90 sabe do que estou falando: o site de pets online, chamado Neopets.

Mais do que apenas um “nomeie e alimente”, Neopets tem um universo próprio, com mapa múndi, economia, aventuras, jogos e coleções próprias.

Sim, é um site infantil e com fins educativos, mas adultos também se arriscam a criar uma conta!

Seu lançamento se deu no ano de 1999, criado independentemente por  Adam Powell e Donna Williams. Em 2005 foi vendido à Viacom e, em 2014, foi vendido novamente, desta vez para a Knowledge Adventure. Desde então, o site entrou em decadência, o que é realmente uma perda para a infância digital.

São 55 raças de neopets para você escolher – cada conta pode ter 4 pets.

Seus pets podem ter os próprios animais também! São 482 raças de petpets, variando de comuns até os extremamente raros.

Você acha que acabou? Claro que não. Os petpets podem ter seus petpetpets. São mais de 40 raças de petpetpets para você tentar muito sofridamente achar e comprar.

O mundo de neopia é dividido em continentes: 19 continentes com temas totalmente diferentes – robôs, jurássico e até um continente flutuante das fadas.

Além de cuidar dos pets e dos pets deles (e dos pets dos pets dos seus pets… ufa!), você pode construir duas casas, lutar, treinar seus pets para batalhas, ter uma lojinha de artigos neopianos, colecionar selos, conquistar pontuações e troféus nos jogos e, também, realizar desafios, aventuras, criadas e escondidas por toda Neopia. Para os preguiçosos, há guias para todas as aventuras, assim fica tudo bem mais fácil – mas um pouco sem graça.

Claro, há muita coisa que não citarei aqui, pois contar todas as possibilidades de Neopets pode criar até mesmo uma saga – talvez do mesmo tamanho dos livros de Game Of Thrones?

Dos meus 10 aos 13/14 anos joguei Neopets e consegui uma conta brilhante, com muitos neopontos (um dos dinheiros do site) e Neopets fortíssimos, pintados com pincéis raros e vestindo roupas caras. Minhas casas eram gigantes e cheias de itens valiosos. Minha loja era igualmente grande – só não maior que o meu vício no jogo Busca das Chaves. Em um certo ponto, depois de ter terminado todas as aventuras e conquistado tudo o que eu sempre quis, desisti do site e doei minha conta para um amigo.

Se arrependimento matasse, eu estaria mortinha.

Agora, aos 20 anos, fiquei com uma baita saudade do site e resolvi criar uma conta, apenas para me divertir um pouquinho. Mas fiquei muito triste ao descobrir a decadência do site. Os fóruns estão praticamente vazios, as lojas de Neopia não são atualizadas regularmente e o jogo Busca das Chaves não funciona mais! Isso foi a gota d’água. Parei minha aventura nostálgica ao descobrir essa última informação.

 

 

Em partes, o quase-fim de Neopets é uma perda para todas as crianças de hoje em dia, que não tiram os objetos eletrônicos das mãos. Eu, como irmã mais velha, ficaria muito mais feliz de ver meu irmão jogando Neopets a ficar no tablet o dia todo instalando jogos violentos – com toda a certeza eu jogaria com ele, by the way.

E você, jogou Neopets?