Opinião de Segunda | Pantera Negra



Depois de estabelecer o time de heróis principais dos cinema composto por, Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Hulk. A “Marvel” explorou muito bem outras possibilidades com heróis menos “badalados”, por exemplo; Guardiões da Galáxia, Homem Formiga, Dr.Estranho e agora em sua mais nova expansão de universo com o herói Pantera Negra.

O filme segue uma linha temporal quase que imediata aos acontecimentos de Capitão América: Guerra Civil. Após a morte do Rei, T’Challa(Chadwick Boseman) retorna a seu país de Origem, Wakanda, com a enorme reponsabilidade de assumir o trono.

Reproduzir Wakanda não era uma tarefa nada fácil para a “Marvel”, sendo um local fictício dos quadrinhos, a ambientação teve que ser feita totalmente em “CGI”. O resultado é muito melhor do que a criação de “Asgard”, por exemplo, mas ainda parece não ser o ideal.

Já ambientação cultural é muito bem resolvida, Wakanda é composta de várias tribos, cada uma bem diferente da outra desde características visuais até ideológicas. Algumas tribos são mais liberais e adeptas as tecnologias avançadas proporcionadas pelo “Vibranium”, por outro lado, existem tribos mais conservadoras que não concordam com as decisões do Rei.  A mistura de uma civilização tribal com um enorme avanço tecnológico é muito interessante.

 

Um ponto muito forte do filme são os personagens, além de imponentes e muito carismáticos, todos tem suas motivações e personalidade bem definidas. T’Challa(Chadwick Boseman)  é um personagem com muita presença e ao mesmo tempo, inseguro. O vilão Killmonger(Michael B. Jordan) é um dos melhores vilões da “Marvel”, ele tem boas motivações, é forte, ameaçador  e sem discursos bobos e “vilanescos”

Uma grande surpresa é um número muito reduzido de piadas no filme, elas existem, mas em muito menos abundancia e sem tirar a carga dramática dos acontecimentos, o oposto do que vimos em Thor Ragnarok.

Diferente dos outros filmes da “Marvel”, Pantera Negra não faz uma grande ligação com todo o universo e também não deixa pontas soltas para o futuro, uma estratégia meio esquisita, já que faltam poucos meses para Vingadores: Guerra Infinita.

Pantera Negra aborda questões como; representatividade, moral, ética, honra, lealdade e política. Sem dúvida é o filme mais profundo e reflexivo do universo “Marvel”, mas se tratando de um filme de super-herói, o filme não entra nem no “top 5” de melhores produções da “Marvel”  nos cinemas.

 

Nota 3.0/5