O Merchandising, popularmente chamado de “Merchan”, é uma estratégia publicitária junto ao planejamento de marketing e comunicação para ações de PDV (Ponto de Venda), materiais gráficos em lojas, supermercados, degustação, produtos estrategicamente posicionados em gondolas e por aí vai.

Mas o que chamamos de Merchandising no mundo de entretenimentos, filmes, séries, novelas e games, é na verdade o “Product placement” (Inserção do produto) ou Merchandising editorial. Essa estratégia de divulgação consiste em colocar um produto em cena. Isso vem trazendo muitos resultados às marcas, tonando-se cada vez mais popular, principalmente em Hollywood.

 

Filmes de Hollywood são distribuídos mundialmente e visto por milhões de pessoas. É uma ótima oportunidade para o aparecimento de marcas em uma grande massa de público.

 

No filme Batman Vs Superman a origem da justiça a marca Jeep fez um belo trabalho de Merchandising editorial para divulgar o novo Jeep Renegade 4×4. Logo no início do filme, Bruce Wayne dirige o Renegade  por Metropólis que está sendo devastada pelo combate entre Superman e Zod. A cena é um grande comercial, com derrapadas, aceleradas, “close” nos freios e nas rodas. Só o mundo da propaganda faria o “cara” mais rico do universo DC dirigir um carro de 20 mil dólares.

Batman v Superman – Jeep Renegade

 

Transformers é uma franquia conhecida por robôs alienígenas que se transformam em carros, com cenas de ação incríveis e com muitos carros esportivos. Mas na verdade, Transformers é um grande showroom para as marcas de automóveis. Originalmente o “Autobot” Bumblebee era um “Fusca”, mas por uma boa quantia de dinheiro vinda da poderosa GM ( General Motors) o famoso robô amarelo literalmente foi transformado em um Chevrolet Camaro amarelo. A ação foi um sucesso, fazendo com que a GM mantivesse a estratégia para os próximos filmes. O visual de Bumblebee é atualizado de acordo com o modelo do Chevrolet Camaro do momento. A franquia Transformers já está no seu quinto filme e sem data para acabar.

 Transfromers – Chevrolet Camaro

De Blade Runner, 1982, e o novo Blade Runner 2049, só podemos ter certeza de uma coisa… Teremos Whisky no futuro! A famosa marca americana de Whisky “Johnnie Walker” marcou presença no filme original e também a sequência.  Em Blade Runner, o agente Deckard, vivido por Harrison Ford, é um bom apreciador de “scotch”. O personagem aparece tomando seu Whisky em duas cenas bem longas. A ação também foi bem sucedida, fazendo com que a marca desenvolvesse garrafas personalizadas para os filmes.

 Blade Runner – Johnnie Walker

 

Um grande sucesso no Marchandising editorial de Hollywood, com certeza são as inserções no filme Náufrago, protagonizado por Tom Hanks. A história é sobre um funcionário da Fedex que sobrevive a um acidente aéreo, mas acaba ficando preso em uma ilha deserta. Na tentativa de sobreviver, o personagem utiliza encomendas que ficaram nos destroços que deveriam ser entregues pela Fedex. A cia de entregas não pagou nada por estar no filme e ainda ganhou visibilidade mundial. Por fim, o personagem de Tom Hanks consegue sobreviver e termina o filme fazendo as entregas das encomendas que salvaram sua vida durante o tempo na ilha.

Em uma das encomendas estava mais do que uma inserção de produto, e sim, um novo personagem. “Wilson”, a bola que “contracena” com Tom Hanks na maior parte do filme, e parece ter vida. “Wilson” é parte fundamental na história da trama, serve como companhia e também como um recurso de roteiro para que o personagem de Tom Hanks não passe o filme inteiro calado. A inserção foi muito positiva, elevando o nome da marca Wilson a um patamar global. Uma edição especial de “Wilson” foi vendida nas lojas de esporte, inclusive no Brasil.

 Náufrago – Fedex/Wilson