Literatura Nacional | "Sob a Égide", por Marcelo Laserra



Literatura Nacional – Sob a Égide, obra escrita por Marcelo Laserra, é uma ficção científica retrofuturista ou, para os mais íntimos, steampunk. Uma definição certeira seria parte de uma frase de Nikola Tesla: “O mundo não está preparado para isso”, no melhor sentido possível.

Além de a capa ser particularmente linda, o livro é inteligente. O leitor se sente constantemente convencido a não parar de ler. A linguagem da obra não os subestima, muito menos seu enredo e ritmo, todos alinhados. A narrativa nos guia pelas linhas e entrelinhas, nos desafia a entender acontecimentos energizantes e segredos de sociedades secretas; uma delas, a Corvus, outra, a Hephaestus, que, por sua vez, tenta transformar o mundo em um lugar melhor com suas tecnologias limpas, mas é constantemente ameaçada pelos mestres do petróleo e outros grandes poderosos que não querem perder seus lucros para sábios benfeitores.

Já pensou, antes mesmo do século XX, termos a tecnologia para carros que funcionam sem emitir poluição? Ou cidades submarinas? Sob a Égide faz-nos imaginar este mundo completamente diferente, passando pelas ruas de Londres, canais de Amsterdã, sombrias florestas do Japão e até mesmo por um jovem e bem-sucedido Brasil.

Com personagens concretos e bem construídos, nada é constante: quando tudo parece perfeito, a história leva-nos a aceitar o desabamento; e quando tudo parece perdido, a luz chega novamente às páginas. Será que devemos confiar em todos que mostram-se bons? Constantes viradas de mesa te impedem de saber o que vem no próximo capítulo, deixando a curiosidade em seu nível máximo.

O ponto alto chega junto a uma traição; o poder passa para apenas um par de mãos quando uma substância química, chamada Prometheus, secretamente é inserida nos corpos de poderosos da Corvus, impedindo-os de agir por suas vontades próprias, pois, sem ela, a morte está há apenas três dias de bater em retirada com as suas vidas penduradas na foice.

E a melhor parte? Seremos agraciados futuramente com uma segunda parte da história. Já estou ansiosa!

Mayara Ferrari Costa

Escritora, revisora e agente literária da Editora Essência Literária

Livros de Terror/Sci-fi