Cultura | Você já ouviu falar de Dorama?



Aposto que alguns vocês já ouviram alguém falar “vou assistir um Dorama agora”, e ficou se perguntando “que raios é isso de Dorama”? Então acomode-se, pegue um lanche e preste atenção que irei explicar para vocês esse fenômeno do entretenimento.

Dorama não é nada mais nada menos que uma série de televisão oriental. Eles recebem esse nome/ apelido, devido a pronuncia da palavra drama. Os países mais famosos por suas produções são: Japão, Taiwan, China e Coréia do Sul. O destaque vai para os sul-coreanos, que nos últimos anos investiram bastante em suas produções e vêm recebendo o reconhecimento

Não quer dizer que o nome venha de drama, que só tenha produções dramáticas. Os gêneros variam entre comédia, policial e romance. O número de episódios são 16, em média, com a temporada sendo transmitida em três meses, coincidindo com as estações do ano (verão, inverno, primavera e outono)

A trilha sonora dos doramas são bem pensadas antes de irem ao ar. Bandas de J-pop e K-pop (as mais conhecidas no cenário, em geral) marcam presença nos créditos de abertura, atraindo um bom público que acompanham essas bandas. Alguns, até estrelam nas produções.

Os doramas começaram a popularizar no continente asiático, e atraíram a atenção do povo ocidental, a maioria fãs da cultura oriental. Como ainda não é tão popular por aqui, os fãs têm de recorrer a fansubs [alguns ilegais] para assistirem seus queridos doramas, online. A boa notícia é que a Netflix começou a disponibilizar um vasto catálogo de produções orientais na plataforma, então se você quiser ir dar uma olhada neles, aproveite. Uns dos mais populares são:

Strong Woman Do Bong Soon

Bong Soon é uma mulher que nasceu com um poder de super força, herdado de sua família. Com o sonho de ser uma desenvolvedora de jogos, ela aceitou o trabalho de ser guarda costas de Ahn Min Hyuk, com a promessa de fazer parte da equipe de desenvolvedores de sua empresa. O bairro de Bong Soon é muito violento, e o detetive Gook Doo é o responsável por cuidar dos casos naquela região, por quem a protagonista tem uma queda.

Descendants Of The Sun

Yoo Shi Jin é o capitão da Forças Especiais coreana, e durante uma operação de sua equipe ele conhece a médica Kang Mo Yeon, que atende um bandido que sua equipe feriu. Os dois se apaixonaram, mas a relação ficou conturbada devido ao trabalho dos dois, e resolveram terminar o namoro. Mas o destino resolveu fazer os dois se encontrarem novamente.

Oh My Ghost

Na Bong Sun é uma chef de cozinha, e sua personalidade tímida acaba atrapalhando a sua vida, mas tudo muda quando é possuída por uma fantasma chamada Shin Soo Ae. Sua mudança faz até sua paixonite começar a enxergar ela, o chef Kang Sun Woo, que é um rapaz popular com as mulheres, mas precisa superar sua ex-namorada.

Está sem nada para fazer, assista um dorama. Mesmo que nunca tenha visto um, é uma ótima oportunidade de conhecer novas produções.