Cinema | Alex Garland – Guarde esse nome



Alex Garland com certeza é o nome que precisa ser guardado, principalmente se você é um fã de Ficção-Científica.

Aniquilação, filme dirigido por Alex Garland e protagonizado por Natalie Portman foi lançado no dia 12 de março, e tem rendido boas conversas e teorias por toda a internet.

Particularmente, não é meu filme preferido do diretor, mas fica evidente que ele é muito bem produzido, ele é bem dirigido, ele promove discussões interessantíssimas que vão desde questões psicológicas e filosóficas até questões realmente científicas, neste sentido o filme cumpre perfeitamente seu papel como um bom Sci-fi.

Meu filme preferido do diretor é, sem dúvida alguma, “Ex-Machina – Instinto Artificial”, um filme de 2015 que trabalha conceitos tradicionais na ficção científica clássica, como criatura vs criador e na questão de inteligência artificial, podemos conversar sobre a possibilidade de a inteligência artificial superar e exercer poder sobre o homem. Diferentemente de Aniquilação, Ex-Machina tem um ritmo mais fluído e atuações mais interessantes.

Em ambos os filmes, o diretor demonstra ter total controle sobre seus objetivos, e ambas as obras filmes flutuam muito bem entre o suspense, o terror e até o drama.

Alex Garland não é um nome novo, são 18 anos de carreira, sendo que como escritor e roteirista ele tem até mais prestígio que como diretor. Isso sem dúvida está mudando, porque após Ex-Machina ser aclamado pela crítica, o Diretor passou a receber mais autonomia e liberdade. Aniquilação é um filme da Paramount, que infelizmente foi direcionado para a Netflix. Nesse sentido, temos de juntar nossa frustação à do diretor, pois o filme claramente foi pensando e desenvolvido para as grandes telas. A Paramount escolheu lançar o filme direto para o streaming, por acreditar que o filme é difícil e provavelmente não atrairia o grande público.

O Diretor já tem uma série engatilhada com a Fx, que provavelmente ganhará corpo nos próximos meses, e ao que tudo indica, também será um projeto de Ficção-Científica.

O Diretor provoca em seus filmes ótimas reflexões, principalmente reflexões sobre o ser humano e seu potencial destrutivo. Faz isso em Ex-Machina e faz isso em Aniquilação.

Como eu disse, devemos guardar o nome de Alex Garland, porque ele tem se mostrado como um ótimo diretor de ficção-científica.

Acredito que podemos esperar grandes coisas deste homem em um futuro próximo.