Animação | Over the Garden Wall – Você vai querer mais disso



A Cartoon Network ao longo dos anos agraciou seu público com séries animadas ricas, tanto visualmente quanto em conteúdo. No meio deste grande leque desenhos animados, uma de suas séries passou timidamente, por não possuir um teor tão infantil para ser transmitido em horários com muita audiência.

Escrita por Patrick Mchale, Over the Garden Wall é uma minissérie animada com 10 episódios com aproximadamente 12 minutos de duração, lançado pela Cartoon Network no ano de 2014. A história acompanha a jornada de dois irmãos, Wirt e Greg, duas crianças perdidas que encontram um pássaro azul chamada Beatrice, em uma floresta misteriosa conhecida como Unknow (O Desconhecido) cheio de histórias, personagens, e lugares estranhos. Ao longo do caminho percorrido pelos protagonistas, que buscam voltar para casa, eles começam a ser perseguidos por uma criatura conhecida como a Besta, e o lugar vai revelando ser mais perigoso e sombrio do que realmente aparenta ser, entretanto isso tem o propósito de ajudar e guiar a todos que estão imersos nesta floresta. O roteiro é busca inspirações na Divina Comédia e os mais atentos podem notar essa semelhança pelos papéis de alguns personagens, e o próprio escritor confirmou sua inspiração no Ato I da Obra.

Um ponto forte da Animação fica para o time de dubladores que enriquecem tanto os personagens principais quanto os secundários. Dentro da lista Elijah Wood, o Frodo de o senhor dos anéis, Christopher Loyd, O Doutor de De Volta para o Futuro e Tim Curry o palhaço Pennywise da primeira adaptação de It a Obra Prima do Medo. Mas o grande destaque fica para o dublador da Besta, que ficou na voz de Samuel Ramey um cantor de ópera norte americano, que caracterizou muito bem o monstro com uma voz poderosa e eloquente, transmitindo um ar amedrontador.

A série tem um estilo de arte desenvolvido pelo artista Mikkel Sommer, com características bem cartunizadas, bem inspiradas nas produções da década de 30 quanto aos personagens, e muito detalhada na questão dos cenários encantando quem assiste, seja pelo efeito de iluminação, pelos elementos dispostos em cada cenário ou pela sua caracterização. A trilha sonora faz alusão a musical do leste europeu, trazendo uma sensação melancólica e misteriosa, mas em outros momentos os personagens cantam e as vozes ficam muito naturais durante a canção.  A paleta de cores utilizadas é mais apagada com tons bem sépia que, junto com o design dos personagens secundários, os ambientes e a trilha sonora traz uma sensação de épocas mais antigas deixando o espectador curioso querendo saber em qual período histórico a história se passa.

Over the Garden Wall é um excelente desenho, destinado a um público mais maduro, que traz conceitos e discussões relacionadas a vida, comportamento e da própria identidade além é claro de muitas teorias e suposições quando alguém termina de assistir.